Dicionário do Varejo
Essa seção é idéia da minha irmã – Débora Hazim, e surge com o objetivo de ajudar os leitores a conhecer alguns termos da administração e, mais especificamente, do varejo. Será atualizada periodicamente, de acordo com o surgimento de novos termos, ou por dúvidas dos leitores. Sugestões serão bem-vindas.
A
Abordagem direta – Modo direto de aproximar-se de um potencial consumidor, a fim de que a empresa que o entrevista aprofunde seus conhecimentos sobre o público-alvo.
Abordagem não-estruturada – Abordagem feita de modo não-padronizado, dando maior liberdade ao entrevistador para conduzir seu trabalho.
Administração de Pessoal – Área de uma empresa responsável pela execução da legislação vigente e de regras internas de pessoal, registro e cadastro de informações pessoais e funcionais e remuneração de empregados.
Agenciamento – Ato caracterizado pela aproximação de um comprador e vendedor, proporcionado por um agente, que é contratado para encontrar compradores para os produtos do proponente.
Alianças Estratégicas – Estratégia utilizada por empresas com objetivo de buscar competitividade e gerar riquezas. As alianças estratégicas surgiram a partir da percepção da importância da cooperação como fator contribuinte para o crescimento das empresas, que passam a compartilhar informações, objetivos e tecnologias, bem como o sucesso organizacional alcançado no mercado de trabalho.
Amostra – Conjunto de elementos de uma determinada população ou universo escolhidos para permitir, de um modo mais econômico e com resultados fiáveis, o estudo de diferentes elementos do sistema marketing.
Araras – Tipo de expositor que comporta cabides, muito comum em lojas de roupas.
Ativo Financeiro – Conjunto de títulos, bens ou commodities que podem ser transformados em moeda corrente de maneira rápida. Alguns exemplos são ações, debêntures e ouro.
Atributo Tangível – Aspecto que se refere a alguma das seguintes características de um produto: tamanho, durabilidade, cor, modelo, peso, gastos indiretos, embalagem, rotulagem, limpeza, variedade, personalização e design.
Autoridade Tributária – Órgão competente para exercer a fiscalização tributária.
B
Balancete Patrimonial – Designação para levantamento contábil, que abrange determinado período – um mês, trimestre ou semestre – registrando os saldos devedores e credores.
Balanço Patrimonial – Demonstrativo contábil do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma empresa. Tem como objetivo demonstrar a situação econômico-financeira da empresa, segundo as normas contábeis.
Balizagem de Preço – Etiquetas de preço ou qualquer material usado para sinalizar o preço da mercadoria.
Balizagem Pedagógica – Material usado para sinalizar características do produto.
Banco de Redes – Segmento que presta serviços bancários para clientes pessoa física. Mais comumente chamado banco de varejo.
Bem intermediário – Matéria-prima ou bem manufaturado processado que é empregado para a produção de outros bens ou produtos finais.
Bens de Comparação – Artigo cuja compra é infreqüente, dependendo de planificação e pesquisa de informação, comparação das marcas em qualidade, atributos, estilos e preços – tais como televisão, imóveis e eletrodomésticos. Seu preço é mais elevado que os bens de conveniência. A distribuição é seletiva e feita através de um número limitado de lojas ou locais de venda.
Bens de Conveniência – Artigo adquirido com freqüência pelo consumidor, de imediato e com um esforço mínimo. São exemplos, os cigarros, os sabonetes e os jornais.
Brand equity / patrimônio de marca – Conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, ao nome e ao símbolo, que se somam ou se subtraem do valor proporcionado por um produto ou serviço para uma empresa ou consumidores dela. É o valor patrimonial da marca.
C
Canal de Distribuição – Grupo de organizações interdependentes envolvido no processo de tornar um produto ou um serviço disponível ao uso ou ao consumo por parte do setor industrial ou do consumidor. Também é conhecido como canal de marketing.
Capitalismo Industrial – Formato do capitalismo caracterizado por uma grande modificação feita no sistema de produção vigente. Momento de substituição do trabalho dos artesãos por máquinas que tornou o processo produtivo de manufaturas mais dinâmico. Uma das conseqüências da alteração foi a queda dos preços e o crescimento dos índices de desemprego.
Caráter Interfuncional – Forma de organização estrutural que favorece a interação – comunicação – entre as áreas que atuam com questões relacionadas. Ocorre não só no nível da esquematização da relação das atividades, mas também no nível da execução da tarefa.
Carência Intrínseca – Necessidade não satisfeita.
Catalisador – No âmbito do Pensamento Estratégico, pode ser compreeendido como fenômeno que otimiza uma conexão.
Checklist – Lista de verificação. Relação de todos os itens indispensáveis para execução de uma ação.
Código de Barra – Segundo o dicionário de transporte e logística… O código de barras é uma série de barras e espaços alternados impressos ou estampados em etiquetas ou em regiões do produto com informações codificadas reconhecidas por leitores eletrônicos.
Código de Conduta da Alta Administração – Código que tem como objetivo tornar claras as regras éticas de conduta das autoridades da alta Administração Pública Federal, a fim de que a sociedade possa aferir a integridade e a lisura do processo decisório governamental.
Código de Defesa do Consumidor – Código que estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social.
Coeficiente Angular – Valor da tangente do ângulo alfa que a reta faz com o eixo das abscissas, ou seja, é um número real a que representa a inclinação – α – da reta. Em Métodos Quantitativos, trata-se do cálculo da relação entre duas variáveis.
Coleta Contínua – Coleta de dados para um sistema de informação de marketing de varejo que é feita constantemente, como o desempenho financeiro da empresa.
Coleta Periódica – Coleta de dados para um sistema de informação de marketing de varejo que é feita periodicamente, como a prospecção de novos mercados.
Commodity – Termo que designa substância física primária sujeita a escambo com outras do mesmo tipo, cujos investidores as compram e vendem, normalmente, por meio de contratos a termo – contratos futuros – em bolsas de mercadorias. Hoje também são considerados commodities produtos de uso comum mundial, como lotes de camisetas ou de calças jeans.
Competências Profissionais – Capacidade de mobilização, articulação e prática de valores, habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar de maneira eficiente as funções requeridas pela organização. Uma pessoa desenvolve competência profissional ao ser capaz de constituir e articular conhecimentos e habilidades na resolução de problemas.
Composto de Marketing – Conjunto de instrumentos à disposição do administrador para implementar uma estratégia de marketing, também chamado de 4 Ps. São eles: produto, preço, ponto-de-venda ou praça e publicidade. A chave para formar o melhor composto de marketing é procurar saber quais são os desejos das pessoas a serem servidas. O conceito de composto de marketing também pode ser emitido através dos termos marketing mix, mix de marketing e composto mercadológico.
Construção de Competências – Processo pelo qual as organizações empregam, em termos qualitativos, novos e diferentes ativos, além de capacidades de coordenação de recursos, a fim de alcançarem vantagem competitiva. Constitui-se na construção de recursos e competências intangíveis, como capacidades e habilidades de organização – recursos relacionados ao conhecimento – e capacidade de socialização.
Contabilidade Gerencial – Ferramenta de gestão de negócios. Processo que produz informação operacional e financeira para funcionários e administradores de uma entidade. Tem como finalidade fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais.
Controle Orçamentário – Processo de acompanhamento do orçamento da empresa através da captação dos dados referentes ao que foi executado – contabilidade – e da comparação com o que havia sido orçado, planejado – orçamento. Esta atividade apura as divergências, identifica suas causas, implementa ações corretivas, garante o alcance das metas e a correção dos desvios e avalia desempenhos. Trata-se de uma atividade de gerência da economia da empresa.
Cores Quentes – Tonalidade dinâmica e estimulante psicologicamente. Sugere vitalidade, alegria, excitação e movimento. Parece que avança e que se aproxima, como o vermelho, o laranja e o amarelo.
Cores Frias – Tonalidade calmante, tranqüilizante, suave e estática. As cores frias parecem que se retraem e que se afastam. São cores em que predominam os tons de azul, verde e roxo: melancólicas, tristes, que proporcionam a sensação de calma e recolhimento – aconchego – portanto não são vibrantes.
Custeio ABC – Metodologia para rateio de custos indiretos, que procura apurar os custos de maneira mais exata, sem cometer erros arbitrários que outras metodologias possam cometer, tais como o custeio direto. É, além disso, a sigla de activity-based costing traduzida, em português, como custeio baseado em atividades.
Custeio Direto – Método no qual todos os componentes dos custos dos produtos são fatores que variam conforme sua produção, por considerar que custos fixos não devem ser apropriados diretamente aos produtos e, sim, considerados como despesas.
Custeio por absorção – Método de custeio de estoque no qual todos os custos de fabricação, variáveis e fixos, são considerados custos inventariáveis, isto é, o estoque absorve todos os custos de fabricação.
Custos operacionais – Gasto ligado diretamente à atividade da empresa, seja comercial, industrial ou prestadora de serviço.
Custo relativo – Relação entre o que se gasta e a quantidade de consumidores atingidos.
Custos variáveis – Custo que oscila de acordo com as quantidades produzidas, isto é, aquele que tem relação direta com o volume produzido, como, por exemplo as comissões de vendedores, a matéria-prima, entre outros. Os custos variáveis podem ser gerais – quando se referem a toda organização – ou departamentais – quando identificados no local de sua verificação e se esse é um setor de levantamento de custos.
Custo variável discricionário – Despesa que a empresa assume, isto é, que não faz parte de sua despesa fixa, para uma atividade não ligada diretamente a sua produção.
D
Dado Primário – Informação coletada e reunida, especificamente, para uma finalidade ou projeto de pesquisa, em oposição ao secundário que é aquele disponível em diversas fontes e que foi coletado para outra finalidade qualquer.
Dado Secundário – Informação coletada previamente para fins diferentes dos objetivos em questão. A análise de dados secundários geralmente é menos dispendiosa e mais rápida e pode se transformar em uma importante fonte de conhecimento.
Demonstrativo de resultados – Apresentação do desempenho da empresa no período, isto é, seu lucro ou prejuízo. O demonstrativo de resultados acumula as receitas e custos relativos a um período de tempo, possibilitando o conhecimento de seus componentes principais.
Departamental – Referente ou pertencente a um departamento de uma empresa ou instituição. No referido caso, o Balanced Scorecard departamental é o meio de gestão usado por empresas visando estruturar objetivos e medir a atuação dos departamentos componentes da mesma, a fim de checar o desempenho de cada um.
Direito das Comunicações – Parte do Direito relacionada aos meios de divulgação e comunicação, à liberdade de manifestação do pensamento e da informação, ao registro e funcionamento de empresa de divulgação, aos regimes operacionais e legais da radiodifusão, aos direitos autorais, à censura e ao Conselho de Comunicação Social.
Display – Elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender qualquer produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola.
E
Economia de escala – Tipo de economia caracterizada por proporcionar a redução de custos – menor custo unitário do produto – para, assim, levar à especialização no trabalho, ao aumento da capacidade de cada empregado, à diminuição do tempo de produção de cada unidade e à competitividade da organização. Representa a capacidade de resposta produtiva de uma firma, setor ou economia em função de aumentos em cada um dos insumos requeridos para a respectiva produção.
Eficiência – Ação de boa qualidade praticada corretamente, sem erros e orientada para a tarefa. Em outras palavras, diz respeito aos meios de se fazer bem certos processos, fazer certo um processo qualquer. Ressalte-se que o conceito de eficiência diferencia-se do conceito de eficácia. Por exemplo, eficiência é cavar um poço artesiano com perfeição técnica; eficácia é encontrar a água.
Elasticidade-preço – Indicador usado em análises econômicas que resulta da divisão entre a variação percentual da quantidade – ofertada ou demandada – de determinado produto e a variação percentual de seu preço.
Entrevistas não-estruturadas – Abordagem informal que dá maior abertura ao entrevistado; é uma entrevista não-dirigida.
Equipe autogestionária – Grupo de pessoas responsável por determinadas atividades que possui liberdade para gerenciar e organizar suas próprias formas de atuação. São uma opção de substituição das formas de supervisão e controle, o que não acarreta a possível falta de controle e de divisão de tarefas entre os componentes da equipe.
Escala Nominal – Tipo de escala na qual os números são simples etiquetas, ou seja, servem somente para nomear, classificar dados sobre fatos, objetos ou pessoas, ou identificar diferentes categorias de resposta.
Estatística descritiva – Ramo da estatística que utiliza técnicas analíticas para resumir o conjunto de todos os dados coletados em investigação a valores numéricos mensuráveis.
Estoque Improdutivo – Produtos sem giro.
Estratégia de Diferenciação – Estratégia genérica para unidades de negócio em que uma empresa maior oferece produtos ou serviços diferenciados para todo o setor, atendendo a um grande mercado com demanda relativamente constante.
Estudo de viabilidade ambiental – Documento elaborado pelo empreendedor. Deve conter o plano de desenvolvimento da produção para a pesquisa pretendida, com avaliação ambiental e indicação das medidas de controle a serem adotadas.
Exigibilidade – Referente à independência do pagamento de um crédito a termos, condições ou outras limitações.
Experiência Sensorial – Percepção das impressões do mundo por meio dos sentidos. Ato não consciente, faz parte das experiências diárias e, além de captadora de sensações físicas, é também via de transmissão cultural. Transformada em emoção, no cérebro, pode ser definitiva em uma tomada de decisão.
Expositor – Espécie de display. Trata-se de estrutura concreta, também chamada de mostruário, em que se exibe determinado produto ou serviço a fim de promovê-los. Geralmente se encontra em pé sobre o chão, um balcão ou uma mesa.
F
Fidelidade – Qualidade daquilo ou de quem é fidedigno. Por sua vez, fidedigno é aquilo que é digno de fé, fiel, merecedor de crédito, confiável.
Fontes de suprimentos – Fornecedor de material encomendado de qualquer tipo de organização.
Franquia – Sistema pelo qual o detentor de uma determinada marca ou patente – franqueador – cede a outra pessoa jurídica ou física – franqueado – o direito de uso. Essa união pode estar associada à distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços, bem como o uso de tecnologia de implantação e administração de negócio.
G
Giro de Estoque – Tipo de indicador de atividade da empresa, que expressa com que velocidade a empresa é capaz de girar seus estoques durante um ano. O indicador é calculado como sendo o quociente entre o custo de mercadorias vendidas e o valor do estoque médio da empresa.
Gráfico de Controle – Ferramenta estatística utilizada para a detecção de desvios no processo e suas prováveis causas, de modo a orientar as ações a serem tomadas. Admite uma variação quando medido, seja ao longo do tempo ou entre itens semelhantes.
Granel – Mercadoria comercializada fora da embalagem, em quantidades fracionárias.
Grupos Focais – Técnica qualitativa para coleta de dados, realizada por meio de um roteiro de perguntas previamente redigidas e ordenadas. (Focus Group)
H
Hipótese – Suposição que orienta uma investigação por antecipar características prováveis do objeto investigado e que vale, quer pela confirmação dessas características, quer pelo encontro de novos caminhos de investigação.
High tech – Tecnologia de ponta. É a tecnologia mais avançada disponível atualmente. Não há como definir o que seja high tech, pois o conceito se altera constantemente. Um produto que era considerado na década de 60 como inovação certamente não é mais. A definição indecisa do que seja high tech induziu aos departamentos de marketing a descrever lançamentos como high tech.
High touch – Contato humano. Capacidade de estabelecer empatia com o semelhante, compreender as sutilezas das interações humanas e realizar transações interpessoais entre indivíduos. Contrapõe-se ao conceito de high tech, pois este prioriza as interações humanas em detrimento das relações mecanizadas.
Homepage – Página de entrada em um site da web, ou de outro sistema de hipertexto ou de um índice, com elos de hipertexto que remetem às principais seções de conteúdo do site, visando facilitar a navegação pelo sistema.
I
Informações Tecnológcas – Espécie de busca sobre tecnologias disponíveis ou patentes no geral. Orienta pesquisas, teses e constitui-se numa excelente base de dados para novos investimentos na indústria, contribuindo para a mudança e o aperfeiçoamento de serviço, processo ou produto em todo o sistema de produção.
Insights – Revelação súbita de uma idéia, um estalo repentino, uma iluminação súbita mediante a qual se capta diretamente a realidade de um objeto, de um problema e sua solução. Normalmente, é precedida por um momento de introspecção.
Interação Didática – Relação entre dois segmentos, entre duas classes, como entre comprador e vendedor, entre aluno e professor, dentre outros.
Intermediário – Comprador de bens com objetivo de revenda. A atividade do intermediário aumenta o valor do custo final para o consumidor, já que, neste caso, é adicionada ao preço sua porcentagem de lucro.
Intervalos de valores – Método estatístico que comprime uma grande quantidade de dados em resumos mais facilmente assimiláveis. Uma aproximação quebra os números em valores individuais – ou intervalos de valores – e fornece as probabilidades para cada intervalo.
J
Just-in-time – JIT – Sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Com este sistema, o produto ou matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Dentre seus atributos estão: a conversação estratégica, a busca da qualidade e da excelência, a transparência, a participação social, a harmonia, dentre outros.
L
Layout – Distribuição física de elementos em um determinado espaço.
Legislação comercial – Conjunto de leis que confere personalidade jurídica às sociedades, tornando-as entidades de direito distintas de seus participantes. Pressupõe também outras formas de associação, tais como joint venture e consórcios.
Lei de proteção ao direito difuso e coletivo – Lei que disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e dá outras providências.
Leitor ótico – Equipamento dotado de um feixe de laser capaz de capturar dados com rapidez e exatidão. Muito aplicado na leitura de códigos de barras, formulários, entre outros.
Lex Mercatoria – Criada para atingir o comércio internacional por se fazer necessária a existência de um conjunto de leis que unificasse as relações comerciais entre países diferentes. Codificação de termos e práticas comerciais de relevância ao Direito Internacional do Comércio, estabelecendo padrões possíveis de escolha de regras transnacionais às partes negociantes com os princípios gerais do direito.
Liquidez – Capacidade de a empresa liquidar ou solver seus compromissos na data de seus respectivos vencimentos.Também indica a velocidade com que um ativo ou passivo se converte em caixa – recebido ou pago. Assim sendo, os ativos e passivos são classificados no balanço patrimonial a partir de um critério de liquidez decrescente, ou seja, dos mais líquidos aos menos líquidos.
Linha de Produção – Montagem em série de produtos destinados ao consumo. Essa produção em série se dá com o auxílio de máquinas que transformam matérias-primas em produtos semi-acabados ou produtos semi-acabados em acabados.
Links Locais – Endereço da web definido como uso interno para funções como acesso a outra página, auto-configuração de endereços, descoberta do vizinho – neighbor discovery -, entre outras.
Logística – Área da empresa que trabalha a parte de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, manutenção e evacuação do material para fins operativos ou administrativos.
Loja âncora – Espécie de loja principal, uma loja de apoio que atrai os clientes para as demais.
Lucratividade – Relação do valor do lucro com o montante de vendas, ou seja, divide-se o valor do lucro pelo volume de vendas – lucro líquido/vendas.
Lucro – Resultado das vendas da empresa diminuído de custos, despesas e impostos.
M
Mailing – Banco de dados composto de informações pessoais dos consumidores como nome, endereço, preferências, etc. O mailing é geralmente utilizado para fazer marketing direto, por exemplo: mala direta, telemarketing, correio eletrônico e outros.
Marca – Nome, termo, signo, símbolo, design ou combinação destes, cuja função é identificar os bens ou os serviços de um vendedor ou de um grupo de vendedores, e diferenciá-los de seus concorrentes.
Marca notoriamente conhecida – Marca muito conhecida em seu ramo de atividade, sendo-lhe assegurado o reconhecimento no segmento de mercado onde está aplicada, mesmo sem registro no país. Esse reconhecimento impede qualquer interessado de registrar a mesma marca, caso pretenda usá-la na mesma atividade econômica. A marca de sorvete Kibon é um exemplo de marca notoriamente conhecida.
Margem de Contribuição – Também chamada de contribuição marginal, trata-se da diferença entre a receita total – vendas – da empresa e seus custos e despesas variáveis. Podemos entender, ainda, que a margem de contribuição é a parcela da receita total que ultrapassa os custos e despesas variáveis e que contribuirá para cobrir as despesas fixas e, ainda, formar o lucro. Assim: mc = r – (cv + dv)
Marketing de Relacionamento – Contato com o cliente que vai muito além do uso de um software. Muitas empresas têm adotado softwares sofisticados de gerenciamento com o cliente, mas esquecem-se de que elas deveriam, antes, construir um relacionamento com seus consumidores – e isso não é tarefa para nenhum software.
Markup – Diferença entre o custo total da produção e o preço de venda ao consumidor final, indicando especificamente o custo da distribuição física do produto, inclusive com a incorporação dos lucros realizados pelos intermediários e varejistas.
Mercado alvo – Componente de um segmento de consumidores que se quer atingir ou avaliar. Grupo homogêneo detentor de um conjunto de necessidades, também conhecido como target. Os profissionais de marketing devem tentar compreender as necessidades, os desejos e demandas de cada mercado-alvo. Afinal, um produto ou serviço apenas proporcionará lucro se entregar valor e satisfação ao consumidor final. Este conceito serve para análises tanto em target físicos quanto virtuais, independentemente de seu porte.
Mecanismo – Combinação de meios, maneiras ou formas que condicionam ou permitem uma ação, um comportamento, uma adaptação, uma avaliação ou uma obtenção de resultado.
Métrica – Medida de forças de vendas que indica o tempo que o vendedor demora a identificar um possível cliente e a classificá-lo, o tempo que demora a escrever e apresentar uma proposta e a percentagem de propostas que resultam em vendas.
N
Necessidade de Capital de Giro – Termo que diz respeito ao IOG total, isto é, qual o montante de recursos não-espontâneos que a empresa necessita para financiar seu ciclo operacional. A rigor, identifica-se com IOG – investimento operacional em giro –, análise surgida por volta de 1950, nos EUA. Teve sua terminologia aportuguesada por autores para NCG – necessidade de capital de giro.
Níveis de dogmatismo – Crença na existência de verdades certas e confiança no conhecimento tido como indiscutível. Atitude de não se confrontar com as dúvidas e assumir posicionamento não-crítico.
O
Obrigação – Segundo o dicionário Aurélio: Dever; encargo; compromisso. No âmbito das relações organizacionais, são as incumbências que uma empresa recebe ao estabelecer-se como tal. As obrigações estabelecidas, relacionadas aos direitos dos funcionários e os tributos que deverão ser assumidos, são exemplos de alguns encargos empresariais.
Off-price – Venda de uma linha de produtos em ponta de estoque para queimar mercadorias, as quais, em geral, não possuem todas as cores ou numerações.
Oligopólio – Situação de mercado em que há apenas um pequeno grupo de produtores de um determinado produto.
P
Passivo Circulante – Obrigação assumida pela empresa, que tem como prazo de vencimento o exercício seguinte ao encerramento do balanço.
Passivo Financeiro – Compromisso cujo pagamento independe de autorização orçamentária, tendo em vista que esse tipo de obrigação já passou pelo orçamento – como é o caso de restos a pagar – ou não possui qualquer vinculação com orçamento, como as consignações e deposito de terceiros.
Pesquisa de Abordagem Indireta – Investigação feita de modo que o entrevistado não perceba que está sendo analisado.
Pesquisa de Mercado – Levantamento de dados que tem por objetivo criar uma rede de informações para garantir bom desempenho no mercado. Oferece, às empresas interessadas, o perfil do consumidor, seu nível de satisfação, bem como a avaliação de produtos e marcas. Com esta base de informação, as empresas podem programar com maior eficácia sua estratégia de publicidade e marketing.
Pesquisa Exploratória – Estudo preparatório ou preliminar realizado com o fim de melhor adequar o instrumento de medida à realidade que se pretende conhecer e proporcionar maior familiaridade com a questão ou problema. Frequentemente, utilizada para ampliar o conhecimento sobre um determinado assunto antes da execução de uma pesquisa quantitativa. Consiste geralmente, em uma pesquisa bibliográfica ou em um estudo de caso.
Pesquisa Qualitativa – Investigação não-estruturada, de caráter exploratório, permitindo que o pesquisador tenha um melhor entendimento do contexto em que o problema da pesquisa está inserido.
Pesquisa Quantitativa – Investigação feita com questionários pré-elaborados que admite respostas alternativas, cujos resultados são apresentados de modo numérico, permitindo uma avaliação quantitativa dos dados.
Perfil de Demanda – Conjunto de preferências que direcionam a disposição de comprar mercadorias ou serviços por parte dos consumidores.
Perguntas Fechadas – Questão na qual são possíveis apenas dois tipos de resposta, em geral, sim e não. As perguntas fechadas incluem todas as possibilidades de respostas que o pesquisador deseja saber e os entrevistados escolhem entre elas.
Perspectiva compartilhada – Panorama de um grupo de indivíduos acerca de uma mesma visão, opinião ou iniciativa.
Ponto Amostral – Cada elemento do espaço amostral que corresponde a um resultado.
Packing / embalagem – Termo da língua inglesa. O packing recentemente foi considerado como um importante fator na estratégia de marketing de um produto, pois a embalagem estabelece a última comunicação com o consumidor. Mesmo que os consumidores não tenham visto o anúncio veiculado na televisão ou o out-door, ao ter a embalagem em mãos a mensagem do produto chegará aos receptores.
Pré-teste – Verificação antecipada dos efeitos que irão produzir nos entrevistados, as perguntas de um questionário de pesquisa, possibilitando corrigir, substituir ou excluir qualquer uma delas se, em virtude dessa simulação, observar-se que as perguntas possam produzir efeito adverso ao esperado. Também pode ser a verificação prévia dos efeitos que poderão ser alcançados por uma campanha de publicidade, por um novo produto ou serviço, antes do seu lançamento.
Press-kits – Conjunto de materiais jornalísticos que serão distribuídos aos veículos, composto por texto, fotos, vídeos, áudios e outras informações, como gráficos, tabelas, documentos, relatórios, etc.
Processo Dinâmico – Movimento progressivo, ativo, evolutivo, relativo à força – dynamis = força –, ou seja, processo que não é enfadonho.
Project Management Office – PMO – Departamento onde trabalham pessoas com conhecimentos de Gerenciamento de Projetos, que devem fornecer suporte aos gerentes de projetos, ao time do projeto e aos patrocinadores. Tem sido adotado por um número crescente de organizações, com o intuito de unificar o planejamento estratégico da empresa, otimizar a alocação de recursos e propiciar orientação, que permita à empresa desenvolver seus projetos de forma mais eficiente e eficaz possível.
Propaganda – Difusão de idéias, conhecimentos ou teorias, por meio de mensagem informativa ou persuasiva, através de anunciante identificado, mediante compra de espaço em TV, jornal, revista, etc.
Prospecção de Mercado – Processo de identificação dos clientes potenciais, estimando a viabilidade da inserção de um bem ou serviço no mercado por meio da coleta de dados de determinado público-alvo.
Publicidade – Mensagem de propaganda construída com informações que buscam persuadir o consumidor a adquirir um produto, serviço ou, ainda, fazer com que adote um comportamento.
Público-alvo – Consumidores atuais, potenciais, influenciadores e/ou decisores.
Q
Questionários estruturados – Formulário usado por entrevistadores, contendo perguntas previamente estabelecidas, na ordem em que devem ser feitas.
Quociente de valor – Inclusão de pesos para o valor estratégico ou competitivo do cliente e sua lucratividade, mediante uma pesquisa de trinta quesitos.
R
Receita – Quantia recebida, arrecadação, rendimento de uma empresa. Pode ser receita bruta ou receita líquida. A receita bruta é o conjunto de rendimentos de uma empresa, renda e ganho com as vendas de seus bens, produtos ou serviços. Receita líquida é a receita que fica para a empresa após o pagamento dos custos operacionais fixos, custos variáveis e impostos.
Receita Total – Quantidade paga pelos compradores e recebida pelos vendedores do bem, calculado como o preço do bem multiplicado pela quantidade vendida.
Rede Social – Rede de comunicação cujos integrantes se ligam horizontalmente a todos os demais, diretamente ou por meio dos que os cercam. O conjunto resultante é como uma malha de múltiplos fios, que pode se espalhar para todos os lados, sem que nenhum de seus nós possa ser considerado principal ou central.
Regime de Competência – Sistema de registro contábil – obrigatório por lei no Brasil –, no qual as receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente, quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
Registro de Risco – Parte do plano de gerenciamento do projeto. Trata-se de um documento que aborda os riscos encontrados, de forma a analisar detalhes, tipo, causa, possibilidade de corrência, efeitos nos objetivos, respostas sugeridas, proprietários e situação atual.
Responsabilidade Social Coorporativa – Práticas éticas que visam conciliar as esferas econômica, ambiental e social, gerando um cenário compatível à expansão das atividades das empresas, obedecendo às exigências dos consumidores, à pressão de grupos sociais organizados, à legislação e às regras comerciais. Proteção ambiental, desenvolvimento de produtos mais seguros e menos nocivos à natureza, cumprimento de normas éticas e trabalhistas durante todo o processo de produção são exemplos dessas práticas.
Restrição de Integridade – Imposição feita ao preenchimento de um banco de dados ou ao estabelecimento de relações entre um banco de dados para garantir a consistência das informações. Um exemplo de restrição de integridade é a não igualdade de valores entre dois campos-chave.
Rotina – Conjunto de atividades que são ou devem ser executadas diariamente tarefas permanentes. É controlada pelo Regulamento Interno de Trabalho – RIT –, que também define os direitos e deveres de cada um, eliminando possíveis causas de conflitos e possibilitando a convergência das ações individuais para o desenvolvimento produtivo do grupo.
Ruptura – Falta do produto na prateleira.
S
Segmento de Mercado – Processo de classificação e divisão dos clientes em grupos com diferentes necessidades, características ou padrões de comportamento em relação a um produto.
Showroom – Espaço reservado para demonstração dos produtos de uma determinada empresa, sobretudo nas comerciais, a fim de que o cliente possa conhecer melhor os produtos.
Sistemas de Informações de Marketing – Modo organizado de reunir e analisar continuamente dados a serem oferecidos aos gerentes de Marketing, por meio de informações para a tomada de decisões.
Sobre-estoque – Estoque considerado alto, que vai demorar muito tempo pra girar. Precisa ser pago ao fornecedor antes de ser vendido.
Survey – Modelo de levantamento que consiste na aplicação de questionários estruturados em uma amostra específica.
T
Tangibilizar – Tornar claro e evidente, fazendo com que a proposta da prestação de determinado serviço seja analisada pelo cliente antes e durante o processo.
Taxa de Juros Real – Taxa de juros em que, independentemente de ser nominal ou efetiva, o investidor recebe descontada a variação da inflação ou de qualquer indicador desejado, nominal ou efetiva, respectivamente.
U
Upsizing – Plano de ação de crescimento direcionado para a redução de custos. Tal plano baseia-se na conversão de subprodutos em insumos de valor agregado, fazendo com que haja um aumento da produtividade, a transformação global de capital, da mão-de-obra e matérias-primas.
V
Valor – Qualidade que faz estimável alguma coisa. Tem relação com os princípios morais buscados pelo ser humano.
Vantagem Competitiva – Procedimento que confere um diferencial à empresa diante do mercado, como, por exemplo: preservar a lealdade do cliente, atrair novos consumidores, manter os produtos atualizados e com ciclos de vida cada vez menores e direcionar os gastos dentro de sua organização e fora com os fornecedores.
Varejista off-price – Comerciante de lojas de varejo que atuam no mercado de pontas de estoque.
Varejo – Comércio no qual se vendem as mercadorias por unidade, por quilograma ou fração deste, exercido por revendedores – os varejistas – que adquirem os bens dos produtores ou dos atacadistas
Visual merchandising – Estratégia do varejo para ambientar a loja, adequar os produtos, visando à funcionalidade, agilidade e harmonia para o cliente.
Outros
13º salário – Direito garantido pela Constituição de 1988 – artigo 7º, VIII –, consiste no pagamento ao empregado de 1/12 da remuneração por mês de serviço prestado. Por ser concedido no mês de dezembro, também é conhecido como Gratificação de Natal. Metade dele deve ser paga até novembro ou nas férias do empregado, e a segunda metade, até 20 de dezembro.
4 Cs – Mix de marketing sob a ótica do consumidor, sendo a necessidade que o cliente possui de determinado produto ou serviço, o custo com que este chega ao mercado, conveniência ou canal – disponibilidade de produtos, que permite escolha ao cliente e atende a sua necessidade imediata – e comunicação.
4Ps – Instrumentos controláveis pelos quais se obtêm o melhor ajustamento entre a oferta que a empresa faz ao mercado e a demanda existente. Em Português a grafia dos 4 Ps mantém a origem do inglês, onde: Product = produto / Price = preço / Promotion = promoção / Place = praça ou ponto-de-venda.
4Rs – Conceitos relacionados à responsabilidade socioambiental e muito importantes para o uso sustentável dos recursos e controle da poluição. A expressão 4Rs surge das propostas relacionadas à redução de poluição, à reutilização, à reciclagem interna e à recuperação energética, que são decisivas para a questão da sustentabilidade.