Essa é a FAO Schwarz, famosa loja de brinquedos de New York.
O ponto mais interessante, como mostra a foto, é a experiência no momento da compra. Todos os produtos estão expostos em stands decorados, e os vendedores estão fantasiados. Dessa maneira a integração loja-clientes é muito forte. As crianças, consumidor-chave para uma loja infantil, escolhem sem olhar o preço. Os pais não querem, de maneira nenhuma, “cortar o barato” dos filhos, a experiência que estão tendo. Logo, o preço torna-se irrelevante.
Essa estratégia não serve só para as lojas infantis. O processo de compra de qualquer produto pode ser reinventado a qualquer momento. Se for um processo criativo e novo, torna-se um acontecimento para o cliente, que valoriza e divulga o que é bom e diferente.
Aí vai uma cena do filme Quero ser Grande, imortalizada por Tom Hanks, que mostra exatamente o que estou falando.
E aqui uma filmagem dos “vendedores encantadores”da loja, fazendo a demonstração do produto.
Curiosidade: Esse piano custa 250 mil dólares.
Débora
fevereiro 4, 2011 at 9:14 am
João, uma pergunta pra uma resposta futura.. Até que ponto vale a máxima “o cliente tem sempre razão?”
joaohazim
fevereiro 4, 2011 at 4:50 pm
O cliente nem sempre tem razão, mas devemos agir como se ele tivesse. Isso não no impede de algumas vezes dizer não pro cliente, desde que usando a abordagem correta.